
Esse livro conta a historia de um menino que ainda criança, perde toda sua família na guerra civil do seu país: Serra Leoa. Uma guerra que iniciou antes mesmo dele nascer, dois partidos brigavam pelo poder, e assassinavam uns aos outros mesmo sabendo que todos eram de uma mesma nação.
ISHMAEL BEAH, aos 12 anos de idade foi obrigado a lutar pela vida, mas não sabia que recompensa teria, porque não havia mais expectativas de viver feliz sem sua família. No começo lutava somente por comida, mas a cada tentativa de sobrevivência, mesmo se mantendo vivo,Ishmael sentia que um pedaço de si morria também. Depois de certo tempo sozinho no mundo, começou a matar, pois era matar ou morrer naquele lugar onde leis não existiam mais.
Com o passar do tempo, matava de uma forma cada vez mais cruel , só para superar o ultimo assassinato que havia cometido. Sua mente agora só pensava em mortes, guerras, e sofrimento. Às vezes o único alimento que tinha eram drogas, ele mistura cocaína, maconha e pólvora, uma mistura explosiva que o deixava anestesiado de suas próprias atrocidades.
Mas depois de 2 anos envolvido com a guerra, a vida lhe proporciona uma surpresa, foi escolhido pela UNICEF, dentro do seu batalhão de guerrilha, para ser reabilitado e voltar a ter uma vida normal de um garoto de 15 anos. Mesmo depois de reabilitado pelo UNICEF, seguiu fugindo da matança e de seus muitos fantasmas.
Hoje com 25 anos, Ishmael relata sua incrível experiência, que qualquer um de nós nunca imaginamos que uma criança possa passar, reside nos Estados Unidos em NovaYork e é formado pelo Oberlin College com Bacharelado em ciências políticas, é membro do comitê dos direitos da criança da ONG Human Rights Watch partcipa de diversos congresos sobre crianças afetadas pelas guerras, e não imaginaria que estaria vivo até hoje nem mesmo em escrever um livro.
Esta é uma lição de força e vida.
Autor: Ishmael Beah